Itacaré, Ilhéus e arredores

Eu adoro viajar (muito, muito, muito). Dessa vez, resolvi largar um pouco de Salvador e aproveitar os arredores. Com a inauguração da ponte de Camamu, a viagem que era de 428 quilometros feita anteriormente através de Ilhéus, passou a ser de 230 quilometros, uma facilidade e tanto.

Aluguei um carro em Salvador e parti em direção a São Joaquim, no porto soteropolitano, a fim de embarcar no ferry-boat rumo a Bom Despacho, do outro lado da Baía de Todos os Santos, na Ilha de Itaparica. Tive sorte, peguei o ferry Ivete Sangalo, inaugurado em 2008, bem mais veloz que os demais.
Desse ponto em diante é tudo "facinho-facinho", pois é uma reta só na BA 001 e só seguir as placas: Valença, Ituberá, Taperoá, Nilo Peçanha, Camamu, Itacaré, Ilhéus. Alguns quebra-molas no caminho, mas no geral, estrada 100% de bom asfalto e de belíssimo visual.





Chegamos em Itacaré ainda pela manhã, eu já havia feito reserva na Pousada Estrela, muito boazinha (considerando custo x benefício), colada ao Centro, na Pituba - Caminho das Praias - exatamente no fervo, rua que a noite fica interditada por conta dos restaurantes, bares e lojinhas.
Aproveitei o dia da chegada para conhecer as praias do centro: da Concha, onde almocei uma excelente moqueca na Cabana da Ximbica. Essa praia é a mais calminha de todas, pois é formada pelo mar em encontro com o Rio das Contas, tem águas escuras e um farol quadrado bem incomum, onde as fotos saem sempre bem legais.



Após o almoço, fomos às demais praias (as do fim da rua onde nos hospedamos): Resende, Tiririca, Costa e Ribeira. Todas pequenas e destinadas ao surfe. Na praia do Resende há um gramado enorme com coqueiros que nos obriga a esticar a canga pra aproveitar a sombra e "lagartexear" por um tempinho. Na praia da Ribeira não entrar na água é impossível.




No dia seguinte, o tempo acordou meio nublado e optamos por pegar a BA001 e seguir em direção a Ilhéus, para conhecer o lado histórico da Costa do Cacau, sem necessariamente precisar entrar na água. Partindo de Itacaré, chegamos ao destino em menos de uma hora, fomos aos mirantes e igrejas. No centro, ao lado da Catedral de São Sebastião, nos deparamos com o bar Vesúvio, famoso pelo livro Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado, que foi imortalizado pelo personagem Nacib, interpretado pelo saudoso Armando Bogus em parceria com Sonia Braga como Gabriela.




A maior beleza entre Itacaré e Ilhéus é a estrada, recortada na Mata Atlântica nos proporciona a perfeita combinação do céu e mar com o verde das matas. É dessa estrada que partem as trilhas que levam às praias mais famosas de Itacaré: Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Camboinha. Em um ponto mais acima: Itacarezinho, onde é possível chegar de carro e às cachoeiras: Usina e Tijuípe, ambas localizadas em fazendas particulares com cobrança de taxa de visitação. Não contratei guias, nem passeios, usei meu Guia 4 Rodas e minha intuição, além de perguntar ao próprio pessoal local.

Em Itacarezinho, ainda tivemos a sorte de presenciar a soltura de tartarugas marinhas do Projeto Tamar. Algumas ficaram presas nas algas e resgatadas pelos biólogos. Demais!!!





Imperdível ao paladar:

* A trilha para a praia de Jeribuaçu é pesadíssima, mas vale cada passo. Experimente a tapioca de marguerita. Isso mesmo!!! Igualzinha a pizza. O peixe da barraca do Papa-Jaca também é o que há... tomar uma cerveja pelo precito que cobram é bom demais... afinal, chegar com cerveja depois daquela trilha é algo mega-trabalhoso!

* Experimente o café em frente a Pousada Estrela. E tente, se for capaz, resistir à tentação das tortas, o petit-gateau então...

* Creperia Tio Gu, pelos crepes, pela trilha sonora, pelo atendimento e pelos rapazes do balcão... lindos!!!



Imperdível ao visual e ao astral :

* Pôr do sol no Mirante da Ponta do Xaréu

* As curvas da estrada no trecho Itacaré - Itacarezinho

* Caminhada pela praia de Itacarezinho

* Mergulho nas cachoeiras, principalmente na da Usina que é bem mais sossegada que a do Tijuípe